Geometria Analítica representada por jogos educativos.
Na geometria analítica, aprendemos a ler as coordenadas de
pontos assinalados no Plano Cartesiano como também aprendemos a diferenciar o
eixo das abcissa (eixo do X) do eixo das ordenadas (eixo do Y). Logo será que
teríamos alguma outra maneira de explanar este conteúdo de uma forma agradável
e prazerosa para o aluno?
Quem sabe não poderemos fazer isto através de um simples e
curioso jogo??
Bom, esta seria a nossa proposta para o início da
aprendizagem da geometria analítica.
Batalha naval é um jogo
de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar
em que quadrados estão os navios do oponente. Embora o primeiro jogo em tabuleiro comercializado e
publicado pela Milton Bradley Company em 1931, o jogo foi originalmente jogado com lápis e papel. Seu objetivo é derrubar os barcos do
oponente adversário, e ganha quem derrubar todos os navios adversários
primeiro.
O
jogo original é jogado em duas grelhas para cada jogador; uma que representa a
disposição dos barcos do jogador, e outra que representa a do oponente. As
grelhas são tipicamente quadradas, estando identificadas na horizontal por
números e na vertical por letras. Em cada grelha o jogador coloca os seus navios e regista os tiros do oponente.
Antes
do início do jogo, cada jogador coloca os seus navios nos quadros, alinhados
horizontalmente ou verticalmente. O número de navios permitidos é igual para
ambos jogadores e os navios não podem se sobrepor.
Após
os navios terem sido posicionados o jogo continua numa série de turnos, em cada
turno um jogador diz um quadrado na grelha do oponente, se houver um navio
nesse quadrado, é colocada uma marca vermelha, senão houver é colocada uma
marca branca.
Os tipos de navios são: porta-aviões (5 quadrados adjacentes em formato de T),
os submarinos (1 quadrado apenas), barcos de dois, três e
quatro canos. Numa das variações deste jogo, as grelhas são de dimensão 10x10,
e o número de navios são: 1, 4, 3, 2, 1, respectivamente.
Ao utilizar este jogo, estaremos ao mesmo tempo usando o sistema de
coordenadas
com o jogo “Batalha Naval” e ao disparar um “tiro” você diz a posição
representada por um número e uma letra para tentar acertar o armamento do
adversário.
Essas informações são as coordenadas do local de destino do tiro, em
muitas outras situações do cotidiano, necessitamos de sistemas de coordenadas.
Do mesmo modo, para localizar um ponto em um plano, podemos adotar um Sistema
cartesiano ortogonal de coordenadas.
Para localizar um ponto no plano, podemos fixar nesse plano um
sistema cartesiano ortogonal de coordenadas, que é formado por dois eixos
reais, Ox eOy , perpendiculares entre si no ponto O.
Por exemplo, para determinar o ponto P, traçamos por P as
perpendiculares a Ox eOy, obtendo, nesses eixos, dois números chamados de abcissas (horizontal) e ordenada (vertical) do ponto P , respectivamente. Sendo
que isto será introduzido no formato de um jogo,mas utilizado nas diversas
situações do cotidiano e da vida do aluno que estará aprendendo de forma
diversificada um conteúdo que muitas vezes se dificulta a medida que o
professor não utiliza recursos didáticos para lhe mostrar o melhor caminho a se
seguir dentro do conteúdo programado.
Referências:
http://no-mundo-da-matemagica.blogspot.com.br/2013/04/geometria-analitica.html.
Acesso em 01 de dezembro de 20133.
http://zamorim.com/jogos/papel/batalha-naval-regras.html. Acesso em 02 de dezembro de 20133.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_naval_(jogo).
Acesso em 03 de dezembro de 20133.
Grupo: Lucas Maciel, Franciele Vargas, Reinaldo Gonçalves
Olá pessoal, excelente publicação....
ResponderExcluirLendo esse e ouros blogs encontrei esse link que poderia ajudar no início dessa atividade... http://www.skoool.pt/content/sims/maths/Co-ordinates/launch.html
Realmente já realizei a prática de introduzir o conteúdo de geometria analítica em sala de aula com jogos, porém não foi com batalha naval.
Acredito que no caso da batalha naval, após o aluno entender o conceito da disciplina e do jogo, poderíamos colocar alguns barcos em diagonal, para dificultar um pouco mais.
Ou ainda, após um "tiro" o adversário deveria informar a distância do tiro ao navio mais próximo. Acredito que mudaria a dinâmica do jogo.
Gostaria de saber de vocês, quais outras alterações vocês fariam nas regras do jogo para abordarem mais conceitos de geo. analítica?
Aguardo respostas e comentários.
Thiago
Buscar novas metodologias, novas formas de ensinar, são sempre atitudes esperadas do professor consciente de seu papel de educador, de formador. Assim vemos a importância da exploração da simulação de situações de investigação, como auxílio ao desenvolvimento do significado das noções geométricas levando o aluno ao reconhecimento das conexões entre as ideias e aplicações geométricas e não apenas da percepção da geometria como um corpo de conceitos e procedimentos isolados do cotidiano e de outras áreas do conhecimento.
ResponderExcluirO professor de Matemática Jailson Domingos tem usado essa metodologia para ensinar o conteúdo sobre Plano Cartesiano aos alunos do 1º ano do ensino médio.
Os estudantes receberam uma folha com os quadros e as regras do jogo. Depois, em dupla, foram jogar nas mesas do refeitório. No retorno para a sala, o professor trabalha o conteúdo de forma explicativa e com exercícios.
De acordo com Jailson os alunos aprendem enquanto jogam. “A ideia é facilitar o aprendizado, o jogo ajuda o aluno a ter uma visão sobre coordenadas e localização, além de transformar o conceito do Plano Cartesiano em uma maneira lúdica de aprender”, disse.
http://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2013/05/jogo-batalha-naval-ajuda-alunos-no-aprendizado-de-matematica.html