domingo, 27 de outubro de 2013

A Inclusão na Escola Municipal Maria Pacico de Freitas

A LDB em seu artigo 4º da garantia ao estudante de atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede pública de ensino.
Incluso em uma sociedade atual discriminadora e preconceituosa, o deficiente auditivo assim rotulado passa a necessitar de auxílio dos membros desta sociedade que o rejeita para sua sobrevivência. Os professore comprometidos com a proposta da inclusão deve acreditar no potencial desses alunos, no seu desempenho para que os mesmos sintam-se úteis na sociedade.
http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/inclusao_social_do_surdo.pdf - Acesso em 26 de outubro de 2013

Na escola Maria Pacico de Freitas está matriculado um aluno surdo sem oralidade, que é atendido na sala de recursos além de alunos com outras necessidades especiais.  

O professor da sala de recursos faz os planejamentos diferenciado para atender as necessidades de cada deficiência, tem na escola um laboratório de informática com programas adequados para cada deficiência coo visto nas imagens abaixo e uma sala de recursos com dois computadores com tecnologia assistida que os deficientes tem acesso ao turno inverso da escola, com vários jogos pedagógicos para suas deficiências e aplicativos específicos.

Referências Bibliográficas.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/inclusao_social_do_surdo.pdf - Acesso em 26 de outubro de 2013







Grupo: Márcio Ricardo Haetinger, Rosana Alves, Angela Souza, Wellington Cavalcante e Jose Gilberto Santana



2 comentários:

  1. Boa tarde,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia.
    A pesquisa que vocês apresentam suscita novas discussões.
    “Deficiente auditivo” não se trata de um rotulo, mas de uma terminologia da área clínica. Quanto a esta questão de terminologias o professor Fabiano irá aprofundar a discussão em nossa web conferência – fiquem atentos.
    A escola tem professor surdo e/ou tradutor/intérprete de Libras?

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal, tudo bem?
    Sou o tutor a distância Thiago Tavares.
    A pesquisa que vocês trouxeram, me deixou algumas dúvidas, como por exemplo:
    Esse aluno é atendido apenas na sala de recursos? Como é a relação dele com os colegas e funcionários da escola? O aluno sabe usar a língua de sinais?
    Aguardo respostas...
    Ps.: Tomem cuidado com erros de português.
    Abraço
    Thiago Tavares Borchardt
    Tutor a Distância

    ResponderExcluir