domingo, 27 de outubro de 2013

A surdez e a inclusão no ambiente escolar

Esta atividade foi realizada na cidade de Pantano Grande, Escola Municipal de Ensino Fundamental Dario Lopes de Almeida, localizada na rua Castro Alves, 589.

A inclusão é um tema importante a ser abordado, pois nós educadores precisamos saber trabalhar e ensinar a todos os alunos, e nem sempre estamos preparados.
Nesta escola entrevistada há apenas um aluno com deficiência auditiva de nascença, ele frequenta a 8ª série, e infelizmente nem a escola, apesar de toda estrutura ótima que tem, e nem o município possuem atendimento específico, a cidade mais próxima desta escola é em Santa Cruz do Sul à uns 60 km de Pantano Grande, ou então ele deve contar com o auxílio dos próprios professores e suas experiências com este tipo de deficiência trazidas de seus estudos na faculdade, mas a maioria dos professores não sabe a Língua de Sinais de Libras, a professora de Ciências Ana Paula Biagim, é a única que melhor se comunica usando esta linguagem.
Ainda bem que ele teve à sua disposição pais dedicados que no começo de seu ensino se preocuparam que ele estudasse, e assim na idade da alfabetização (entre 6 e 7 anos de idade) o levavam a uma escola especializada em Santa Cruz, 3 vezes por semana para que ele aprendesse a linguagem dos sinais, com o passar do tempo e o seu andamento nas aulas convencionais na escola Dario ele deixou de frequentar a escola de Santa Cruz
Analisando a rotina escolar, as metas, conteúdos e programação a serem cumpridas, percebemos que as escolas públicas não possuem estrutura suficiente para contribuir com o aprendizado dos alunos surdos. Por conta do governo, não existem cargos de Tradutores a serem preenchidos estas escolas. Os professores relatam que não se sentem preparados para esta situação, o professor de matemática, Ricardo Policena, particularmente, relatou que o aluno copia o conteúdo, os exercícios e as respostas e que em muitas vezes acredita que o aluno não compreende o conteúdo por ele mesmo ter muitas dificuldades de ensinar, e em outras ocasiões (dependendo do conteúdo), a repetição do ato de copiar exercícios e respostas o aluno acaba entendendo a atividade. Outro fator muito importante nestes casos é a falta de preconceito dos colegas, que na maioria das vezes conversam e interagem usando os sinais de Libras, pois um ponto positivo em sala de aula é que existe no fundo da mesma um cartaz bem legível com o alfabeto em libras.
Nessa cidade, desconhecemos projetos ou incentivos a alunos surdos na comunidade, é o que faz com que possamos refletir neste tipo de inclusão. Que inclusão é esta onde não podemos ouvir, e tão pouco enxergar? Que espaço vazio é este que se encontra, se não sabemos conversar(língua de sinais)?
Realmente o descaso com a educação vem de longa data, mas todos somos seres humanos e merecemos o respeito de poder aprender e ensinar. 





Grupo: Ana Paula Vargas, Angelita Coelho e Camila Sampaio.

9 comentários:

  1. Boa tarde,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia.
    Vocês realizaram uma discussão interessante sobre os dados encontrados.
    Realmente uma perda este aluno não frequentar a escola que lhe oferecia o ensino em língua de sinais. Muitas vezes a distância acaba por inviabilizar o acesso destes alunos a escolas especializadas ou o atendimento na regular com profissionais capacitados, como por exemplo, professor surdo, tradutor/intérprete de libras e professores que conheçam as especificidades linguísticas destes alunos.
    Diante desta realidade como vocês percebem o processo de ensino e aprendizagem deste aluno na referida escola?

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    1. Boa noite, prof. Realmente com professores especializados acredito que o ensino seria bem fácil para os alunos com dificuldades auditivas, o aprendizado seria mais esclarecedor, já que a maioria dos professores não sabem como lidar e se comunicar, mesmo tendo uma noção desta parte da inclusão. Com certeza as notas seriam melhores, vemos o exemplo da escola Cândida Fortes Brandão uma grande referência em nossa cidade.

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    2. Boa noite, prof. Realmente com professores especializados acredito que o ensino seria bem fácil para os alunos com dificuldades auditivas, o aprendizado seria mais esclarecedor, já que a maioria dos professores não sabem como lidar e se comunicar, mesmo tendo uma noção desta parte da inclusão. Com certeza as notas seriam melhores, vemos o exemplo da escola Cândida Fortes Brandão uma grande referência em nossa cidade.
      Angelita

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  2. Olá pessoal, tudo bem?
    Sou o tutor a distância Thiago Tavares.
    Primeiramente gostaria de parabenizar a pesquisa de vocês muito esclarecedora e instigadora.
    Gostaria de saber se há algum projeto de lei de algum vereador ou prefeito com propostas para um melhor ensino desses alunos?

    Aguardo respostas...

    Ps.: Tomem cuidado com erros de português, concordância e formatação.
    Abraço
    Thiago Tavares Borchardt
    Tutor a Distância

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    1. Boa tarde, prof. Em Pantano Grande, não existe projeto de lei nem do legislativo e nem do executivo para uma melhor proposta de ensino destes alunos.

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    2. Boa tarde, prof. Em Pantano Grande, não existe projeto de lei nem do legislativo e nem do executivo para uma melhor proposta de ensino destes alunos.
      Angelita

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  3. Infelizmente não existe nenhum projeto para estes alunos na cidade de Pantano Grande, resido aqui desde que nasci e por ser uma cidade nova e pequena, é um assunto bem delicado que exige uma atenção especial, por serem menoria,(nesta escola apenas 1 aluno com deficiencia auditiva no ensino fundamental) e muitas vezes o silencio inibe as atitudes dos professores, direção e sociedade, por outro lado existem nos dias de hoje em sala de aula problemas de relacionamento com o próximo, falta de respeito e desinteresse pelas aulas,estes alunos ao meio desta classe com diferentes obstaculos se obrigam a se dedicar e muitas vezes aprendem mais do que os alunos que não possuem deficiencia auditiva.

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  4. Bom dia, alunas!
    Gostaria que vocês respondessem:
    Por que a escola Cândida Fortes Brandão é uma grande referência na cidade? O que oferece? Como é a aprendizagem? Existem alunos surdos estudam?

    Aguardo as interações.
    Abraços

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