sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Inclusão de alunos surdos na Escola Rio Jacuí


Novos conceitos e paradigmas vem ganhando forças argumentativas com a finalidade de contribuírem no esforço de implementação de novas políticas públicas direcionadas aos diretos das pessoas com deficiências  (neste caso Surdas), conquistarem seus  espaços como cidadãs numa Cultura e Língua próprias. Apesar disso, a inclusão de alunos Surdos nas escolas regulares da rede pública de educação ainda é um grande desafio.
A inclusão apresenta-se como uma proposta adequada para a comunidade escolar, que se mostra disposta ao contato com as diferenças, porém não necessariamente satisfatória para aqueles que, tendo necessidades especiais, necessitam de uma série de condições que, na maioria dos casos, não têm sido propiciadas pela escola. (LACERDA, 2006)

Existem vários graus de surdez. Diz-se que a pessoa pode ser surda ou deficiente auditiva, variando o nível de audição residual que ela apresente. Em geral, a surdez total é congênita e relacionada à hereditariedade - que, por sua vez, tem relação com ocorrências de consanguinidade na família. É interessante saber que, mesmo quando existe audição residual, a pessoa pode optar pela comunicação na língua de sinais, que é mais adequada à sua expressão. O mesmo ocorre com os aparelhos auditivos: embora eles facilitem a audição, a criança que usa o aparelho pode optar por se comunicar na língua de sinais. 
Sabendo de tudo isso, fomos a campo saber como esta sendo tratada a inclusão do aluno surdo em nosso município, Cachoeira do Sul, percebemos que existem algumas escolas, tanto estaduais quanto municipais, que apresentam alunos surdos em seu corpo discente. Escolhemos pesquisar a escola da rede estadual de ensino fundamental Rio Jacuí.
Imagem 1: Escola Rio Jacuí. Foto: Natália Menezes.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Rio Jacuí está situada no centro da cidade de Cachoeira do Sul, à Rua Major Ouriques. Possui, pela sua própria localização, recursos econômicos, culturais e recreativos de que dispõe a comunidade na qual está inserida. Oferece o ensino fundamental completo, desde o primeiro até o nono ano.
Imagem 2: Sala de recursos. Foto: Natália Menezes.  

Dentre todos os alunos da Escola Rio Jacuí, existe uma única aluna com deficiência auditiva, em nível profundo de surdez. Essa aluna esta iniciando-se no processo de alfabetização, pois está no primeiro ano fundamental. Ela esta sendo alfabetizada em LIBRAS – Linguagem Brasileira do Sinais – por sua professora Cristina Correa, especialista em ensino de LIBRAS, que a atende além da classe normal, na sala de recursos. A professora titular, também esta aprendendo LIBRAS com o auxílio da professora Cristina, que uma vez por semana atua juntamente em sua classe regular. Observamos que no corpo docente da escola, apenas a professora da sala de recursos compreende fluentemente a LIBRAS.
A inclusão idealizada e defendida pelas leis atuais prevê que todas as crianças frequentem a escola regular, e esta deve se fazer apta a recebê-las. Mas a realidade ainda esta distante do ideal imaginário.
Existem poucos especialistas no atendimento especial, principalmente no que se refere a LIBRAS, as escolas não são bilíngues, ficando muito difícil o atendimento adequado com finalidades inclusivas.
O acesso cursos preparatórios para o atendimento bilíngue ainda se mostram escassos, agora que o ensino superior esta se engajando nessa preparação dos docentes, em atendimento a legislação vigente.
No município de Cachoeira do Sul, existem ONGS, como a APODEF – Associação dos Portadores de Deficiência, que atuam em prol das pessoas que apresentam necessidades especiais. Segundo dados do IBGE, existem no município de Cachoeira do Sul, 20.820 pessoas com pelo menos uma das deficiências investigadas pela pesquisa do ano de 2010, dentre essas pessoas muitas crianças e adolescentes com idade escolar apresentam algum tipo de surdez, e muitas delas estão fora das salas de aula, por falta de estímulos das famílias, da escola, da falta de recursos, falta de politicas efetivamente inclusivas. Pois, especialistas como a professora Cristina é muito raro em nosso município.
Algumas imagens representando parte do trabalho desenvolvido pela professora Cristina Correa, na Escola Rio Jacuí,  no atendimento de uma aluna com surdez. 





GRUPO MAKARENA: 
Mariele Dorneles, Karen Favarin, Renata Pinto e Natalia Menezes.

Fontes: 
COSTA. C. Inclusão de surdos na escola. Disponível em <http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/inclusao-surdez-752480.shtml>, acesso em 25 de outubro de 2013.
Escola estadual de ensino fundamental Rio Jacuí. Disponível em< http://portais.educacao.rs.gov.br/AreaPortalInstitucional/PaginaSimples/PaginaSimples.aspx?pgn=112583&portal=2808>, acesso em 25 de outubro de 2013.
LACERDA, C. B. F. de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. São Paulo, Campinas. Cadernos Cedes, vol. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006.

7 comentários:

  1. Olá pessoal, tudo bem?
    Sou o tutor a distância Thiago Tavares.
    Primeiramente gostaria de parabenizar vocês pela pesquisa, realmente ficou muito interessante.
    Após ler fiquei com uma dúvida, durante a pesquisa vocês nos contam que só há uma menina surda (que está sendo alfabetizada) e a professora que está aprendendo LIBRAS, até aí tudo bem. Gostaria de saber se os colegas dessa menina estão aprendendo a língua de sinais também para um melhor convívio, e como é a relação dela com os colegas e funcionários da escola?
    Fiquei realmente muito curioso, espero resposta....
    Ps.: Tomem cuidado com erros de português, e tem uma parte da postagem que está repetida.
    Abraço
    Thiago Tavares Borchardt
    Tutor a Distância

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    1. Olá professor Thiago, obrigada por suas considerações...
      respondo sua pergunta, os colegas da menina não recebem aulas de LIBRAS, mas pela curiosidade natural de criança, acabam aprendendo o minimo para se comunicar com ela.
      Att
      Renata Pinto

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    2. bom o relacionamento com funcionários e colegas é bom, com algumas dificuldades é claro de comunicação mas as crianças tiram de letra a dificuldade maior é dos adultos na compreenção dos sinais,os alunos não recebem aulas de sinais.

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  2. Boa tarde,
    Sou a tutora de Libras a distância – Rubia.
    Assim como o tutor Thiago Tavares, também parabenizo vocês pela realização da pesquisa. Vocês fundamentaram muito bem a mesma, e realizaram uma discussão crítica sobre a inclusão de surdos.
    Tenho uma curiosidade: Tem professor surdo nesta escola?
    Abraço

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  3. Olá professora Rubia, obrigada por suas colocações e respondendo a pergunta, segundo o que nos passaram, não tem professor surdo na escola.
    Att
    Renata Pinto

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  4. Olá professora Rúbia e professor Thiago, confesso que fiquei surpresa com o trabalho realizado nesse escola, pois apesar de ser professora de séries iniciais não sabia que havia nessa escola atividades especiais para surdos e achei interessante, porque realmente nas outras escolas a inclusão é só lei, porque quem atende mesmo os alunos com dificuldades de aprendizado é o professor, apesar de ter nas escolas sala de inclusão, mas o apoio não é o esperado.E com certeza os alunos poderiam evoluir mais se tivéssemos auxílio porque realmente fica complicado dar a atenção especial quando se tem vinte alunos ou mais.

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  5. Olá pessoal....
    Vamos tentar listar os motivos para que a inclusão seja só lei?
    Acredito que cada um pode colocar algo que dificulte/impeça a inclusão nas escolas públicas.
    Aguardo comentários...
    Abraço

    Thiago

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